Educação: processo social, desenvolvimento, preparação para a vida.!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Semana Nacional do Trânsito: Ações desenvolvidas pela escola


Adicionar legenda
A semana Nacional do Trânsito (17 a 22/09) contou com uma programação diversificada e rica em informações. Foram trabalhados em sala de aula pelos professores, o material educativo enviado pela SEDUC/DRE (DVD e impressos) e o material solicitado pela escola, ao DETRAN - TO. Somadas a estas ações, na quinta feira (20/09) houve a culminância das ações de prevenção no trânsito com uma Blitz educativa, iniciada às 16 hs e realizada por alunos de 1º, 2º e 3º Ano (05 de cada série), auxiliados por alguns alunos do 9º Ano.


A blitz contou ainda, com o apoio do destacamento da Polícia Militar de Pequizeiro e do responsável  pelo Ciretran de Colmeia - TO e um agente (Sargento Menezes e Fernando). Após a finalização desta ação educativa de sucesso, o turno noturno participou de uma palestra sobre cuidados no trânsito, proferida pelo sargento Menezes, que repassou aos alunos presentes informações valiosas a respeito da vida no trânsito. (vale informar que os alunos do Colégio Estadual 1º de Junho, do turno noturno, juntamente com a gestora e alguns professores da U.E participaram conosco). Podemos concluir que é necessário mais do que ações pontuais, os desafios e acidentes de trânsito indicam que a escola deve, realmente, trabalhar efetivamente com o tema em sala de aula, como proposta de estudo inserida no currículo escolar, dada sua relevância e seriedade.

sábado, 22 de setembro de 2012

Sábado letivo: Planejamento e Organização textual para o Jornal Escolar


 O sábado letivo (15/09), foi destinado à preparação e organização de textos, desenhos, charges, poesias e toda a diversidade literária que compõe o Jornal Escolar da Escola Estadual Bernardo Sayão.
A gestora da Escola, profª Geny Batista, avaliou, juntamente com toda a equipe pedagógica, a ação desenvolvida, onde constatou-se a relevância de se trabalhar o Jornal Escolar com os alunos, visto que nos momentos de construção há a interação entre turmas e a escolha de parceiros para cada tipo de atividade (alguns preferem desenhar juntos, independente da série em que estudam). Pode-se apontar ainda como ponto forte na construção do Jornal, a identificação dos talentos até então desconhecidos.
A poesia, que será bastante explorada nesta 3ª edição, configura-se como mais um achado valioso na construção de textos. Parabéns aos alunos da Escola Estadual Bernardo Sayão, é gratificante aprender com o interesse de todos!
Por: Geny Batista Ferreira.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Comemoração 07 de setembro


A comemoração do dia 07 de Setembro/2012 realizou-se no dia 06/09, às 17:30, na Praça Arthur Ferreira Lima e contou com a presença de toda a comunidade. Para tanto, as escolas da rede estadual e municipal de ensino de Pequizeiro - TO, organizaram uma programação rica e diversificada, com o objetivo de levar à população muita informação sobre a independência. A abertura do evento contou com o desfile das bandeiras (Brasil, Tocantins e do Município), seguida da entrada da fanfarra, marcha argentina e pelotão dos Pioneiros Mirins. Após assistir a entrada destes programas e projetos, iniciou-se a apresentação das escolas. A primeira escola a entrar na passarela foi a Creche Municipal Lua de Cristal, onde os pequenos desfilaram com os símbolos nacionais e fizeram uma apresentação dos Índios, donos da terra. Na seqüência, as escolas Airton Senna e 1º de Junho apresentaram aos expectadores, fatos da nossa história.
Vale destacar que a escola Estadual Bernardo Sayão, buscou evidenciar partes importantes da nossa história, como: Era Vargas (apresentada em forma de teatro), Redemocratização do Brasil (Jornal Nacional) e o Brasil nos dias de hoje, onde foram pontuados, por meio de faixas e cartazes, os programas e projetos (saúde, educação cidadania e segurança) da atualidade. Apresentou-se ainda, os desafios da Independência na atualidade, com imagens sobre o que precisa melhorar em nosso país. A culminância das apresentações do Bernardo Sayão trouxe para a população a fala da Presidenta Dilma (aluna vestida a caráter), sobre o que é necessário para que nosso país alcance verdadeiramente sua Independência.
Todo o evento buscou oferecer à população informações relevantes sobre o Brasil.
Postado por: Geny Batista Ferreira.

Apresentação Baile das Bruxas

A exploração do tema halloween  foi uma atividade desenvolvida na disciplina de Artes e conduzida pela professora Aldiane, que preparou os alunos do 8º e 9º Ano, para repassarem, em forma de peça teatral, o tema para as demais turmas. A culminância de todo o trabalho desenvolvido ocorreu no dia 31/08, em um clima de suspense e rico em detalhes tanto das roupas, da ornamentação e até mesmo da narrativa de cada personagem. Todo o evento contou com a participação animada de todos os alunos de 6º a 9º ano, que demonstraram interesse e vontade de aprender mais sobre esta festividade.

Postado por: Geny Batista Ferreira