Educação: processo social, desenvolvimento, preparação para a vida.!

quinta-feira, 29 de novembro de 2012







Àrvore de natal da escola




Após muito trabalho e dedicação de alunos e alguns funcionários, finalmente ficou pronta a árvore de natal da escola. Feita de materiais recicláveis (CD e DVDs usados) a àrvore mede 2,80 metros. Somadas a esta iniciativa, a escola também ganhou de uma aluna da EJA, (Ivone, 7° série), duas árvores artesanais. Os talentos não param por ai, no hall da escola, uma pequena árvore feita de tecidos é a primeira alusão festiva ao natal que os alunos vêem. Parabéns alunos, professora Cleusa  e demais artistas!


Por: Geny Batista Ferreira



domingo, 25 de novembro de 2012

Sábado Letivo: Preparação da escola para o Natal


O sábado letivo do dia 24/11 foi destinado à ornamentação e preparação da escola para o natal. Professores, alunos e toda a equipe escolar reuniram-se nos turnos matutino e vespertino, para deixar a escola com a cara da maior festividade do ano letivo. Pela manhã, iniciou-se os preparativos da árvore de natal ecológica, feita com CDs e DVDs usados e doados por alunos, funcionários e pessoas da comunidade. Planejada dentro das ações de preservação ambiental, do COM VIDA na escola, a árvore de natal terá uma altura de 2,80 metros e levará cerca de 1.200,00 mídias  (Hum mil e duzentos).
            Vale ressaltar que a campanha tem entusiasmado muito os alunos, principalmente os da EJA, que não deixaram a escola antes de ver o início da montagem dos CDs e DVDs na árvore.
Por: Geny Batista Ferreira.

Programação semana da Consciência Negra


Em parceria com o professor Pajé, que dá aulas de capoeira, as escolas estaduais e municipais de Pequizeiro planejaram e executaram uma programação diversificada sobre a importância e contribuição do povo negro para a sociedade brasileira.
            A ação conjunta ocorreu no dia 20/11, no salão de eventos e cada uma das escolas envolvidas (Escola Municipal Ayrton Senna, 1º de Junho e Bernardo Sayão), contribuiram para oferecer aos participantes, informações sobre cultura, culinária e costumes trazidos pelos africanos. Realizou-se uma exposição de utensílios e alimentos (canjica, cuscuz, farofa de carne seca e caldo de cana), sendo que o caldo de cana abafou, graças a doação de pais dos alunos, que doaram cerca de 60 litros.
           Verificou-se pelo interesse das pessoas da comunidade, que as apresentações culturais foram de grande relevância para a compreensão do valor trazido pelo povo negro para a riqueza da diversidade brasileira.
            Mas os ensinamentos não pararam por ai, na sexta-feira, professores, alunos e funcionários da Escola Estadual Bernardo Sayão, participaram após o intervalo de cada horário, da culminância das ações da semana da consciência negra na escola. Houve danças, músicas e desfile para a escolha da mulata mais bonita.  O encerramento da programação foi articulado e coordenado pela professora Cleusa, que não mediu esforços para fechar, com chave de ouro, um trabalho de qualidade.
Por: Geny Batista Ferreira.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Palestra sobre Drogas



Nesta segunda feira, (19/11), no turno noturno, os alunos da EJA foram recepcionados e encaminhados para assistir uma palestra sobre Drogas,  proferida pelo filho de Pequizeiro, Pedro Félix, agente da Polícia Federal que desenvolve um trabalho voltado para o social, especialmente no combate e prevenção às drogas. Os alunos acompanharam com muito interesse, toda a exploração feita pelo palestrante, que não economizou argumentos para conscientizar os pais, dos perigos das drogas. Após pedir com muito carinho, que os pais dêem  mais atenção aos filhos, fortalecendo laços de afeto e diálogo, o palestrante comprometeu-se em retornar à escola no período matutino, para proferir uma outra palestra com o mesmo tema, desta vez, para os alunos do 8º, 9º Ano  e do Programa Mais Educação.
Por: Geny Batista Ferreira

Interclasse




Nesta sexta feira (16/11), no Ginásio de Esportes, os alunos da Escola Estadual Bernardo Sayão participaram dos jogos Interclasse, uma ação contemplada no PPP da escola e que é esperada pelos discentes, como mais uma oportunidade de lazer e entretenimento.  Os jogos foram realizados nos períodos matutino, vespertino e noturno, sendo que em cada horário, as equipes competiram com garra e determinação. Vale destacar a atuação dos alunos da EJA, que jogaram um bolão, deixando a platéia admirada com tanta disposição. Parabéns professor Maurício e alunos!
Por: Geny Batista Ferreira

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Projeto Saúde na Escola

Nos dias 05 e 06/11, nos períodos matutinos e vespestino, a equipe da Unidade de Saúde de Pequizeiro – TO, dando continuidade às ações do Projeto Saúde na Escola, realizaram a pesagem dos alunos e o teste de acuidade visual. Verifica-se que estas e outras iniciativas dos serviços públicos poderão trazer um futuro melhor aos alunos com dificuldades visuais, visto que muitos casos de baixa visão são identificados e feitos os devidos encaminhamentos. Vale ressaltar que a parceria escola e saúde é fundamental para garantir a promoção efetiva da cidadania.
Por: Geny Batista Ferreira

Reunião de Pais


Com o objetivo de compartilhar interesses, apresentar e discutir aspectos relacionados ao processo ensino e aprendizagem, a equipe pedagógica e professores da Escola Estadual Bernardo Sayão, reuniram-se com os pais dos alunos no dia 01/11, nos períodos matutino e vespertino, momentos organizados e planejados para oportunizar aos pais, professores e equipe diretiva, maiores chances de sucesso no acompanhamento pedagógico dos alunos. Infelizmente, como é comum em muitas realidades educacionais, os pais não compareceram como gostaríamos, apesar da presença significativa em algumas turmas, houve salas que poucos pais apareceram, precisamente nos casos em que os alunos mais necessitam de apoio e acompanhamento familiar, esta esteve ausente. Para àqueles que compareceram, valeu a pena participar da vida escolar do filho (a), pois sabe-se que as reuniões são momentos em que todos ganham, visto que ao acompanhar o dia-a-dia da escola,  os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e passam a ter uma relação de confiança e cooperação com os professores.
Por: Geny Batista Ferreira