Educação: processo social, desenvolvimento, preparação para a vida.!

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Reunião com os pais



Dia 21/02 aconteceu a primeira reunião pedagógica com os pais e teve como  objetivo a apresentação de toda a equipe escolar (professores, quadro pedagógico e administrativo). Após a abertura com oração e canto proferidos pela Profº Roseny, realizou-se uma dinâmica com os pais (dinâmica do cordão), seguida de uma apresentação  de dança com as alunas do 8º Ano. A pauta versou sobre a importância dos indicadores externos (IDEB e SALTO), apresentação da proposta educativa da escola para o ano letivo de 2013 e a exploração detalhada do uso do Lap Top pelos alunos de 1º a 5º ano. Outro aspecto trabalhado e valorizado pela equipe gestora foi a necessidade de aprimorar  ainda mais a comunicação entre escola e família, neste sentido, foi entregue aos pais dos alunos de 1º ao 5º ano um caderno organizado como agenda escolar, a gestora enfatizou que a comunicação efetiva facilitaria o entendimento das necessidades dos alunos e consequentemente, trará ganhos para o processo ensino e aprendizagem. A ocasião foi destinada ainda, a entrega do livro didático aos pais. Um ponto positivo neste primeiro encontro entre escola e família, foi a presença da grande maioria dos pais, o que deixou toda a equipe otimista, visto que quando escola e família atuam juntas em prol da aprendizagem dos alunos, as chances de acerto são bem maiores. Até porque segundo DURKHEIM, 1973:52 "a educação não é um elemento para a mudança social, e sim pelo contrário, é um elemento fundamental para a conservação e funcionamento do sistema social".
Por: Geny Batista Ferreira

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Culminância Projeto Carnaval com Consciência



A sexta feira (08/02) foi destinada à culminância do projeto "Carnaval com Consciência".  Iniciado em 2012 e desenvolvido pelo segundo ano com o mesmo tema, o projeto visa favorecer aos alunos e comunidade em geral, orientações sobre os cuidados que devemos ter no período do carnaval. Para tanto, durante a semana do planejamento foram organizadas atividades a serem socializadas com os alunos. Somados ao planejamento da equipe escolar, contamos ainda, com a colaboração dos parceiros da escola (Secretaria Municipal de Saúde e Detran de Colmeia - TO).
Os representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Fabrícia e Rômulo) realizaram palestras para os alunos nos três turnos (matutino, vespertino e noturno) sendo que no noturno, foram distribuídas camisinhas e feito simulações do uso da mesma.
Vale ressaltar que o Detran de Colméia - TO, representado pelo Sargento Menezes e Fernando,  muito contribuíram para uma ilustração precisa do tema desenvolvido, com materiais educativos (folders, cartazes e folhetos explicativos sobre os cuidados no transito). No turno noturno, foram distribuídos bafômetros descartáveis, o que despertou o interesse do público adulto sobre o tema em estudo.
Nossos agradecimentos aos parceiros citados, fundamentais ao desenvolvimento com sucesso, do trabalho educativo da escola!
Por: Geny Batista Ferreira

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Abertura ano letivo - recepção dos alunos



Depois do merecido descanso das atividades escolares, dia 04/02  foi uma data especial, pois marcou o retorno dos alunos às aulas. Objetivando mostrar aos alunos o quanto são importantes para a escola, a equipe organizou uma recepção alegre e festiva. Os alunos foram recebidos no portão por dois outros alunos vestidos de palhaço (Patati e Patatá), que entregaram uma mensagem de boas vindas e um bombom para cada estudante do matutino e vespertino. O noturno, por ser um turno de pessoas adultas, contou com uma programação específica, mas nem por isto, menos significativa. Após os cumprimentos iniciais e dinâmicas de integração, foi apresentado pela gestora da escola, profª Geny Batista e o O.E Milton A. Ramos, as propostas educativas para o ano de 2013 (guia informativo de matrícula e instrução normativa da escolha da melhor turma da escola), bem como os projetos e novidades, como o lap top para os alunos de 1º a 5º ano. 

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Visita do ex aluno da escola, Prefeito de Pequizeiro



Na sexta-feira (01/02), no período da manhã, recebemos a visita oficial do ex aluno da escola, prefeito de Pequizeiro Dr. Paulinho e da primeira dama, Socorro. Com agendamento prévio, prefeito e primeira dama foram recepcionados por todos os funcionários da escola, que se sentiram honrados e otimistas em ter pela primeira vez na história da cidade, o gestor municipal demonstrando interesse e vontade em firmar parceria com a escola estadual. Após os cumprimentos iniciais, Dr. Paulinho falou aos presentes sobre sua trajetória na escola, emocionou-se ao citar nomes de alguns professores e provocou risadas descontraídas ao lembrar fatos em comum. Vale ressaltar que o apoio do executivo municipal traz perspectivas positivas para o ano letivo de 2013, visto que quando os serviços públicos atuam visando o bem comum, o ganho é de todos. 
Neste sentido, a gestora da escola ressaltou que dentre as parcerias da escola, o conselho tutelar desenvolve uma ação efetiva e constante, dando suporte à escola em momentos oportunos, fato lembrado e valorizado perante o gestor municipal e os dois representantes do conselho, Célia e Amaury.
Por: Geny Batista Ferreira

Formação Continuada 2013



A semana da Formação Continuada (28 a 01/02) ocorreu de forma organizada e produtiva. Na segunda feira, somada à recepção calorosa dos professores pela equipe pedagógica, realizou-se a avaliação do trabalho feito em 2012, com previsões de melhorias para 2013.
Na seqüência, discutiu-se sobre Planejamento e Avaliação, levando para o PPP as adequações acordadas em grupo. Vale ressaltar que a formação para o uso do Lap Top, realizada na 3ª e 4ª feira pela técnica da NTE, profª Deusa da DRE de Guaraí, foi uma ação muito importante para a escola. A formadora demonstrou na prática, competência, talento e profissionalismo, o que despertou nos professores, interesse e motivação diante da aprendizagem adquirida. A visita da diretora regional de ensino profª Ernildes, colaborou para reforçar a importância da organização da escola nesta semana que antecede o início das aulas e evidenciou ainda, o cuidado, atenção e suporte dispensados pela diretoria às escolas.
Os outros dias da formação foram conduzidos conforme orientações da pauta enviada pela SEDUC, as sugestões enviadas reforçaram àquilo que a escola já tencionava realizar, mas com certeza muitas escolas do estado necessitavam e muito, deste apoio da sede. Parabenizo à SEDUC (setores competentes) e fico otimista diante da constatação de que cada vez mais, nossa educação ganha em qualidade.
Por: Geny Batista Ferreira