Educação: processo social, desenvolvimento, preparação para a vida.!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ações semana meio ambiente e IV Conferência Infanto Juvenil




                                                   

No dia 24/05, nos períodos matutino vespertino e noturno, realizou-se a exposição das ações de reciclagem, previstas no projeto Reciclar é preciso e ainda, a IV Conferência Infanto Juvenil do meio ambiente, cujo objetivo é a escolha do Delegado (a) e suplente do COM VIDA na escola. Todas as atividades realizadas contaram com a participação entusiasmada de professores e alunos, coordenados pela recém eleita Musa do meio ambiente do Colégio Estadual Bernardo Sayão Prof° Cleusa Santos.

As atividades produzidas no decorrer da semana foram: varal de textos e exposição de cartazes, vassouras feitas com garrafa peti, jogo da velha, confeccionados com tampinhas de refrigerante e prato reciclado, exposição de artes variadas feita com recicláveis pelas professoras e alunos da sala de Recursos e um livro de história em quadrinhos, atividade coordenada pelo Prof° Maurício Pinheiro. Vale ressaltar que no turno noturno, os alunos da EJA participaram de uma palestra sobre a importância da preservação do meio ambiente, proferida pelo Secretário de Meio Ambiente, Adriano Ribeiro e assistiram o desfile das roupas feitas com materiais recicláveis, arte e criação das alunas da escola. Parabéns alunos (as) pelas apresentações e dedicação ao longo da semana, vocês são fundamentais para o sucesso de toda ou qualquer ação educativa da escola.
Dos cinco candidatos a delegado (a) e suplente da conferência na escola, (Bruna, Ecivania, Layanne, Rodrigo e José Donizete), ganharam como delegadas e suplente as alunas Layanne e Bruna. Parabéns meninas, agora é defender o projeto reciclagem na escola e agir em prol da preservação ambiental.
Somadas a estas inciativas, está previsto para o dia 28/05 uma visita às cooperativas de reciclagem de Palmas – TO, viagem programada com alunos da EJA, do 9° ano e representantes eleitas do COM VIDA na escola. A ação tem como objetivo oportunizar aos alunos, maiores conhecimentos sobre reciclagem e preservação ambiental por meio da coleta seletiva do lixo, fundamental ainda, quando teremos a partir de agosto no Mais Educação, o tema meio ambiente como disciplina. Em dezembro/2013, será construída pela 2ª vez a árvore de natal reciclável, desta vez o foco é garrafa peti.
Por: Geny Batista Ferreira

domingo, 12 de maio de 2013

Reunião de Pais





A primeira reunião de pais após o conselho de classe do 1º bimestre, ocorreu nesta sexta-feira 10/05 e teve como objetivo, apresentar e socializar o resultado das avaliações do bimestre e do Salto. A reunião ocorreu nos turnos matutino e vespertino e foi  planejada visando sensibilizar os pais para a importância da parceria escola/família.

Após a oração inicial feita pelo O.E Milton Ramos, a gestora da escola falou aos presentes da importância do diálogo entre escola e família como forma de garantir melhores resultados na aprendizagem dos alunos. Neste sentido, foi apresentado aos pais, o pronunciamento feito no dia do trabalho da presidenta Dilma, sobre o compromisso dos pais com a educação. A coordenadora pedagógica Ana Maria de Lima apresentou aos pais, o resultado da avaliação do Salto por turma e enfatizou, por meio de apresentação de slides, sobre o objetivo e a finalidade desta avaliação, tão importante na promoção da qualidade de ensino, frisando mais uma vez, que a família tem um papel fundamental junto à escola. O O.E Milton Ramos apresentou o relatório do conselho de classe e convidou os pais, a procurarem a escola para conhecer melhor sobre o rendimento dos filhos. Após a exploração da pauta, foi feita a homenagem às mães da escola, com sorteio de alguns brindes doados por comerciantes parceiros e funcionários da escola. Ao final da reunião, as mães levaram pra casa uma lembrancinha simbólica do dia das mães, feita com muito amor pela equipe escolar.


Por: Geny Batista Ferreira

Homenagem às mães/2013



Neste ano, a homenagem ao dia das mães aconteceu no dia 09/05 e ocorreu de forma diferenciada. Objetivando oferecer uma festa de qualidade à altura das mães pequizeirenses, todos os setores públicos ligados à educação reuniram-se, planejaram e executaram com sucesso, uma programação diversificada, alegre, rica em detalhes e qualidade.
O local escolhido para a realização da festa foi o salão Santo Antônio, um espaço amplo e arejado. A ornamentação ficou por conta das pessoas habilidosas e entendidas do assunto de cada setor envolvido (CRAS, PETI, escolas municipais e estaduais) e não deixou dúvidas de que o bom gosto e talento seria a marca do evento.

Toda a programação foi organizada com vistas na qualidade. O cardápio foi outro aspecto importante, servido em abundancia, contemplou plenamente às expectativas do presentes. O bolo das mães, chamou a atenção de todos pela beleza e sabor, os depoimentos após a festa foram de elogios e admiração.
Comprovou-se mais uma vez, que estamos vivenciando um tempo de mudanças positivas, visto que o trabalho desenvolvido por meio de parcerias visam unicamente o bem comum. A frase “a união faz a força” não está fora de moda e deve sim, ser considerada como uma de nossas fortalezas. Parabéns a todos os envolvidos no evento!


Por: Geny Batista Ferreira