Educação: processo social, desenvolvimento, preparação para a vida.!

domingo, 30 de junho de 2013

Arraíá Bernardo Sayão



A quadrilha da escola foi realizada no dia de São João, 24/06 às 19:30 na quadra de esportes da escola. Toda a organização contou com a mão de fada da profº Cleusa Santos, que juntamente com alguns alunos da EJA, praticamente passou o final de semana na escola, ficando o sábado e domingo por conta da ornamentação. Na segunda, a equipe escolar colaborou colocando cada adereço no seu lugar. O evento foi um sucesso, tanto a quadrilha dos pequenos quanto a dos adultos abafou. A comunidade participou ativamente, com presença expressiva e motivada. Parabéns a todos que fizeram do evento, mais uma ação exitosa!

Por: Geny Batista Ferreira.



Encerramento semestre letivo


O dia 28/06 foi escolhido para realizar o que deve ser ponto de partida e priorizado em todo processo de gestão participativa: a avaliação do semestre letivo com servidores da escola e alunos, retomando a caminhada e revendo o que deu certo, errado ou que poderia ser melhor trabalhado.
Assim, às 08: hs da manhã, no laboratório de Informática da escola, reuniram-se professores, alunos representantes de turma e do COM VIDA na escola, pais e funcionários em geral para em conjunto, realizar a análise do trabalho desenvolvido no decorrer do semestre. A abertura contou com uma oração feita pelo profº Milton e na sequencia a gestora, Profª Geny Batista, após considerações sobre a importância do momento para a escola, entregou aos presentes a avaliação institucional, com questões avaliativas de todas as dimensões da gestão escolar.
Na sequencia, explorou os slides alusivos ao tema trabalhado, dando atenção especial aos questionamentos sobre o trabalho da escola, a cada pergunta, era feita a anotação e pontuado para consulta futura, as observações pertinentes da equipe escolar.
Vale ressaltar que a avaliação da trajetória empreendida no 1º semestre é de fundamental importância para que a equipe possa crescer e consolidar saberes juntos, como grupo que trabalha em prol de um objetivo comum e maior: a melhoria do processo ensino e aprendizagem. Valeu pessoal!
Por: Geny Batista Ferreira.


quarta-feira, 26 de junho de 2013

Encerramento semestre letivo com os alunos




No dia 24/06, no turno matutino, realizou-se na Câmara Municipal, o encerramento do semestre letivo com os alunos. A ação contou com a presença de professores, equipe pedagógica, alunos da EJA e alguns pais. Na abertura a profª Roseny Martins fez uma oração e na sequência foi realizada a composição da mesa. O objetivo desta ação foi a necessidade de evidenciar junto à comunidade escolar e local, que uma escola para trabalhar bem, precisa contar com a ajuda e parceria de diversos setores. Para tanto, realizou-se a entrega do certificado de reconhecimento pela contribuição nas ações e projetos da escola durante o 1° semestre, aos parceiros: Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Sec. Mun. de Saúde, Sec. Mun. de Municipal, Cons. Tutelar e Defensoria Pública de Colméia - TO e entregue aos alunos, a premiação dos que mais leram livros do acervo da biblioteca da escola, durante o semestre. O prefeito Dr. Paulinho contou aos presentes, uma fábula muito bonita com uma lição de vida valiosa: falava de reconhecimento e amor ao próximo. Na sequência a gestora da escola, profª Geny Batista, agradeceu ao prefeito pela mensagem repassada, convidando todos a assistirem o vídeo “vestido azul”, ressaltando que o mesmo simbolizava o quanto o trabalho desenvolvido no semestre, foi valioso para a escola.

Após entrega da premiação, foi solicitado aos alunos, que falassem sobre quais projetos e ações trabalhados no 1° semestre, que mais gostaram. Houve opiniões diversas, (passeata dengue, gincana da saúde, jornal escolar, etc). A gestora aproveitou para fortalecer o compromisso de todos e de cada um no sucesso destas ações, agradeceu a presença dos pais e convidados e mais uma vez, lembrou aos presentes, que as ações exitosas devem ter continuidade no 2° semestre.
Por: Geny Batista Ferreira

sábado, 22 de junho de 2013

Disciplina na escola; Melhores turmas - 2º bimestre/2013



Em cumprimento à Instrução Normativa 001/2013, que trata dos princípios e normas disciplinares para o ano letivo, neste 2º bimestre, de acordo acompanhamento e análise feita, as melhores turmas foram: 6º A, 4º Ano e 2º EJA. Parabéns, é o empenho de todos que poderá garantir a melhoria da aprendizagem, pois controlando a indisciplina, teremos maiores chances de aprender mais e melhor!

sábado, 15 de junho de 2013

Finalização Prêmio Gestão Escolar


Parabéns equipe pedagógica (Milton, Ana Maria, Lourival, Ernestina, Cleusa Santos, Luzia e Geny) que neste sábado (15/06) reuniiram-se para finalizar a construção do prêmio gestão escolar 2013. Educação é isso: processo social minucioso, lento que exige muita dedicação, esforço e pouca remuneração/reconhecimento. Porém a consciência do dever cumprido é o que impulsiona e motiva a busca contínua da melhoria de nossa prática.
Por: Geny Batista Ferreira.