Educação: processo social, desenvolvimento, preparação para a vida.!

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Feira de Ciências - tema: Alimentação Saudável

Na sexta feira (25/10) foram socializados os temas desenvolvidos por cada turma, relativos à feira de ciências. O assunto trabalhado foi alimentação saudável e foi explorado com riqueza de detalhes.
Todas as turmas da escola participaram com experiências diversificadas, cada uma tentando superar a outra, no que diz à inovação, busca pela qualidade, uso da tecnologia e muita, muita criatividade. O uso das frutas e verduras em esculturas foi explorado pelos alunos da EJA nos três turnos, atividade desenvolvida na disciplina de Artes, coordenado pela profª Cleusa Santos. O objetivo era mostrar que a inventividade pode ser uma excelente aliada na conquista dos baixinhos e público em geral, para que frutas e verduras sejam incorporadas na alimentação diária.
Na oportunidade, foi realizada a premiação do Interclasse e feita a devida homenagem às alunas selecionadas na IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, na etapa regional, para participarem da etapa Estadual.
De todo trabalho desenvolvido, ficou a certeza de que estamos no caminho certo, visto que a educação deste século exige de nós iniciativas inovadoras, proativas e a ousadia para buscar o melhor, sempre.

Por: Geny Batista Ferreira

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Interclasse - Matutino, vespertino e noturno


Na sexta-feira (18/10), professores e alunos tiveram um dia de aula diferente: realizou-se o Interclasse do segundo semestre. Nos três turnos, o envolvimento e interesse dos alunos só evidenciou algo do qual já sabemos: os alunos adoram competir, gostam muito mais de esporte (jogos) que aula teórica e nos dias de preparação física, não faltam de forma alguma, 100% de presença.
O dia foi cansativo, porém o clima de expectativas e motivação dos alunos recompensou o empenho do professor Maurício e equipe: Os jogos jogos foram pautados no companheirismo e respeito, houve poucos casos que fugiram a esta regra, não há unanimidade total, as exceções sempre existem, é fato.
Ficou acordado que as premiações serão feitas nesta quinta-feira, (24/10), ocasião da exposição da feira de ciências.

Por: Geny Batista Ferreira.

Homenagem aos professores


A quinta-feira (17/10) foi a data agendada pelos alunos para, após o intervalo, concretizarem as devidas homenagens aos professores. A empolgação e vontade de demonstrar aos mestres, o quanto são importantes no processo de formação falou mais alto e de todas as séries, os alunos formavam grupos em busca da melhor maneira de comemorarem ao lado dos professores.

A emoção foi compartilhada e visitando todas as salas, professores e equipe pedagógica tiveram um dia regado por muito refrigerante e bolo confeitado. Pra quem estava de dieta, adeus. Os que não estavam preocupados com os quilinhos a mais, o excesso de degustação não afetou em nada o físico, somente ocasionou um certo arredondamento nas formas, mas tudo bem, vale tudo em dia de festa, afinal é só no mês de outubro mesmo. Por: Geny Batista Ferreira.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Semana da Criança


Durante toda semana (07/10), professores e equipe pedagógica não economizam estratégias para comemorar a semana da criança. De segunda a quarta feira, após o intervalo, cada professor desenvolveu atividades lúdicas e de entretenimento com suas turmas.
Na 5º feira após o intervalo, a programação ganhou um colorido especial: foi a vez do teatro de fantoches, ação organizada pela prof. Cleusa Santos, na disciplina de Artes. Durante as apresentações, os alunos recordaram momentos valiosos da infância, assistindo peças como chapeuzinho Vermelho e historinhas cantadas como “O sapo”.
Comprovando a teoria que criança não tem idade, os alunos da EJA foram os ouvintes mais atenciosos nas apresentações, reafirmando ainda, que no noturno, as propostas educativas cotam com um público receptivo e atento.
A sexta feira contou com uma programação especial: a partir das 13:hs, os alunos tiveram um tratamento vip na vida de criança, com direito à: pipoca, algodão doce, pula-pula e cachorro quente. Gostaram tanto, que após às 17 hs ainda tinha àqueles que não queriam ir embora!
No noturno não foi diferente, houve apenas adaptações de atividades, como: mensagem em slides, dinâmica “o presente”, salgadinhos, cachorro quente e refrigerantes, o clima foi o mais agradável possível, comprovando que a escola é espaço privilegiado de construção de valores e fortalecimento de vínculos.

Por: Geny Batista Ferreira