Educação: processo social, desenvolvimento, preparação para a vida.!

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Noite Cultural e Semana da Consciência Negra


No dia 22//11, no turno noturno, os alunos do matutino e vespertino, juntamente com pais e comunidade local, participaram da culminância das ações realizadas durante a semana da consciência negra. Na ocasião, realizou-se ainda, a Noite Cultural da EJA.
Toda a programação foi coordenada pela professora de Artes, Cleusa Santos, que não mediu esforços e não desperdiçou talento nos preparativos do evento. O grupo Capoeira Expressão, parceiro das ações educativas da escola, marcou presença na abertura do evento, com uma bonita apresentação (dança de roda). O professor Pajé falou da importância da capoeira na formação de valores dos afros-descendentes, ressaltou o quanto aprendeu com a participação na produção do vídeo Curta Histórias.
A participação dos alunos e comunidade foi expressiva e demonstrou o quanto são valiosas iniciativas que tragam para a escola, a sociedade na qual estamos inseridos.
No encerramento, foi servido um jantar feito com comidas típicas local e pratos alusivos ao legado cultural da cultura afro brasileira. Parabéns professora Cleusa, seu esforço valeu a pena!!!
Por: Geny Batista Ferreira.

Formação Lousa Digital


Com o objetivo de aperfeiçoar a utilização dos recursos tecnológicos da escola, realizou-se nesta sexta-feira (22/11), no turno matutino, a formação da Lousa Digital, que contou com a participação dos professores das Escolas estadual  Bernardo Sayão, 1º de Junho e da Escola Municipal Ayrton Senna.
A formação iniciou com uma dinâmica intitulada, você é um professor digital? Ponto de partida para uma discussão acerca das TICs existentes na escola e da importância destes meios, no planejamento e como estratégia metodológica. A formadora Geny Batista apresentou as ferramentas da lousa e a professora Mª de Jesus, fez uso do tablet do professor, demonstrando sua importância no manuseio da caneta interativa. Após a exploração da menu da lousa, os professores assistiram o vídeo “uso pedagógico da lousa digital” disponível no youtube. Na sequencia, os professores, exploraram os recursos educativos da lousa.

Ao final da formação, foi possível perceber que os presentes sentiram-se motivados e otimistas com o uso da lousa, entendendo que este recurso será valioso no aprimoramento do processo ensino e aprendizagem.
Por: Geny Batista Ferreira